Pesquisar este blog

sábado, 26 de julho de 2014

Novidades da semana

Você tem muitas encomendas atrasadas? Boa notícia...parece que os Correios voltaram a trabalhar forte, após a Copa do Mundo. Depois de alguns meses praticamente sem receber mercadoria, eis que o rastreamento de muitas delas desencantou. Recebi uns 30 pacotes essa semana (vou dividir tudo com vcs),  além disso paguei minha primeira taxa para despacho postal, recebi minha primeira carta de avaria de mercadoria, recebi minha primeira compra por e-mail, deu como conferida uma compra de fevereiro, não fui tributada em uma encomenda que foi para fiscalização, minha encomenda que estava com a informação "Não localizado no fluxo postal" foi entregue.....tudo significa que as encomendas estão caminhando de novo. Eu já havia diminuído meu volume de compras por conta disso, mas já deu vontade de voltar a compra.

1. Entregas de compras

Não esperava receber tanta mercadoria essa semana. Depois de três meses, recebendo poucas mercadorias, estava até desanimando. No entanto, logo na segunda feira, apareceu-me meu querido carteiro do bairro com um saco enorme, parecia o saco do Papai Noel. Que felicidade, galera! Fazia tempo que os Correios do meu bairro não me visitavam, as poucas visitas que recebi, nos últimos meses, foram dos Correios da central de minha cidade. Recebi entregas quase todos os dias dessa semana, mas em menor volume nos dias posteriores. Acho que essa é uma boa notícia para todos nós que estávamos tristes com os atrasos na entrega de mercadorias compradas no exterior.

2. Encomenda conferida

Eu estava com muitas mercadorias em trânsito para o Brasil, inclusive uma encomenda feita no fim de fevereiro e enviada em março. Sinceramente, eu já estava dando a encomenda como extraviada. Cheguei a ficar bem descontente, pois era um item que eu estava querendo muito. O pacote foi postado, no dia 14/03, e encaminhado para o Brasil, no dia 16/03, depois não havia qualquer rastreamento. Quando eu menos esperei, no dia 25/07, mais de 4 meses depois, a encomenda atualizou como conferida aqui no Brasil. MARAVILHA, né!? Se vc tb tem uma encomenda empancada por aí, não perca as esperanças....um dia pode ser que chegue sim! 



3. Fiscalização

Você sabia que a atualização "Em trânsito para FISCALIZACAO ADUANEIRA - FISCALIZACAO ADUANEIRA/BR" não é motivo de desespero?! Nem tudo que vai para fiscalização é tributado. De acordo com a nossa legislação, qualquer item fruto de comércio online é passível de tributação ao entrar no país, mas a RFB avalia o item para incidência de II. Quase todos os itens comprados nos EUA têm sido encaminhados para a fiscalização, mas nem tudo tem sido tributado. Um exemplo é minha compra que passou pela fiscalização, mas não foi tributada. Note que não há qualquer dado sobre liberação do item pela RFB, pelo rastreamento incompleto fiquei na dúvida sobre a tributação até receber o item.

4. Não localizado no fluxo postal

Tem informação mais chata no rastreamento do seu item que "Não localizado no fluxo postal"? Você fica sem saber o que fazer. Eu cheguei a ligar para os Correios, mas não obtive informações precisas, a atendente apenas me disse que possivelmente minha encomenda havia sido extraviada. Eu abri uma PI pela site, no dia 12/07, já que não tinha todos os dados do remetente. Não recebi nenhuma resposta, mas, para minha surpresa, minha mercadoria foi entregue no dia 25/07. Tenho outras mercadorias vindas dos EUA com esse mesmo rastreamento e estou esperançosa que seja entregue tb. Se sua mercadoria tiver a mesma movimentação, não se desespere, você deve abrir PI e esperar a resolução dos Correios. Caso sua mercadoria não seja entregue, você poderá ser ressarcida pelos Correios.


5. Taxa para despacho postal

Essa semana, paguei pela primeira vez a taxa de R$12,00 cobrada pelos Correios por despacho aduaneiro. A taxa nada tem a ver com a RFB, portanto é desvinculada da NTS No entanto, a taxa só incide sobre mercadorias a serem recebidas nas agências. Na Nota de Tributação Simplificada, há apenas o valor cobrado pelo Imposto de Importação. A taxa de R$12,00 só aparece no comprovante de pagamento dos correios. Veja abaixo uma NTS emitida no valor correto e com base da moeda correta, não há referência ao pagamento dessa taxa. Note que no comprovante de pagamento está descrito a taxa. O valor contante no aviso de chegada já incluía o valor da taxa.



Essa é uma encomenda original do Reino Unido sem rastreamento. No entanto, para que a RFB possa ter controle do tributo, ao ser tributada essa mercadoria, ganhou um rastreamento interno, que foi RE768xxx234BR. Ou seja, apesar dessa mercadoria ser internacional, ela tem um número de rastreamento terminada com BR. No entanto, não há como o vendedor me passar essa numeração, por isso só tive conhecimento da tributação quase recebi, em minha casa, o aviso de chegada para receber a mercadoria. Como o pacote estava no nome da minha mãe, ela preencheu a autorização, no próprio aviso, para que eu pegasse o item. Levei a agência esse documento, a cópia da identidade dela, minha identidade e meu cpf. Recebi a mercadoria sem problemas. Quando o remetente não puder ir buscar a mercadoria, ele pode autorizar que outra pessoa faça.

6. Avaria

Quem nunca recebeu um pacote todo amassado e reembalado pelos Correios? Eu já tive vários itens que chegaram com caixa ou saco rasgado, mas foi reparado com fita pelos Correios. Essa semana, no entanto, recebi uma caixa destroçada, com manchas de que havia sido molhada e muito amassada, mas havia sido completamente reembalada com plástico e tinha, em anexo, a carta abaixo. Em virtude da avaria constata, foi fornecido um número de rastreamento, que originalmente não existia:  RE538xxx485BR. Isso ocorreu por causa do auto enviado, que me explicou os motivos da caixa ter sido reembalada e informou que o peso conferia com o do original do remetente, presumindo a não perda de partes. Esse é um ótimo trabalho desenvolvido pelos Correios, pois seria mais fácil indagar o vendedor sobre possível perda durante o transporte da mercadoria.





7. Compra por e-mail

Eu passei um tempo em busca de um hack para temaki. Procurei bastante, no Aliexpress, mas não consegui encontrar. Falei com alguns vendedores solicitando que encontrassem para mim, mas sem muito sucesso. Um dos vendedores me forneceu um e-mail de um amigo. Entrei em contato com ele pedindo fotos e valores. Ele foi bastante atencioso e enviou o único modelo que encontrou. Eu enviei o pagamento, através do Paypal, mas corri todos os riscos, pois a única proteção que eu tinha era a do programa de pagamento, mas que expirava com 45 dias. Eu não podia abrir um reclamação dentro desse tempo, pois tenho consciência de que uma encomenda da China pode demorar bem mais que isso. Resolvi confiar no chinesinho e deu tudo certo, apesar de ter demorado bastante, como todas as encomendas desse período. Fiz o pagamento no dia 05/04...o resto do rastreamento é esse:


Esse foi o item recebido...


Valor: US$10.99
Sem Tributos
Caso tenha interesse, o e-mail do vendedor é 13428564322@139.com

Eu tenho alguns vendedores de minha confiança no Aliexpress, mas tenho preferência por Lander Deng. Esse é o tipo de vendedor que peço qualquer item e ele procura para mim. Ele sempre me passa o valor exato do item e do frete. Peças com frete grátis, no Aliexpress, já tem o valor de frete embutido no preço. Tenho que confessar a vocês que fiquei espantada com o valor irrisório de tudo por lá, pois o que encarece de verdade cada item é o envio. Você os preços do Aliexpress em conta? Imagina o valor real sem custo do frete....
Para quem tiver interesse, basta contatar o Lander através de mensagem. Informe a ele que tem interesse no item e enviei a foto. Quando ele encontrar, passará os valores do item e colocará disponível em sua loja para que você faça o pedido com a proteção do Aliexpress:


PS: Vou postar todos os itens recebidos no blog. A semana foi bastante divertida! Espero ter itens interessantes para vcs tb.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba parte de seu dinheiro de volta em todas as suas compras, além de bons descontos!

Cupom de Desconto