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domingo, 10 de novembro de 2013

Indicação de site

Festas de fim  de ano chegando e você querendo comprar e economizar? É possível comprar gastando bem menos importando diretamente de China.

Você pode usar dois sites:
www.aliexpress.com
www.ebay.com

Os dois sites já estão bastante popularizados dentro do Brasil, mas para quem não conhece, os sites funcionam estilo mercado livre. Cada vendedor se cadastra e vende seu produto, ou seja, cada vendedor é responsável por seu produto. Lembre-se que toda comunicação deve ser feita em inglês ( você não precisa ser um expert, com o  mínimo de conhecimento da língua será fácil desenrolar, pois o processo é muito repetitivo, até mesmo suas perguntas com os vendedores, geralmente, são as mesmas, além disso Google tradutor ajuda bastante)

Pontos positivos 
Ebay - site mais popularizado. É possível comprar através de leilão. Aceita Paypal. É possível comunicação através de e-mail com os vendedores (é possível negociação). Tem sistema de proteção ao consumidor eficiente. Grande variedade de produtos que podem ser importados de todo o mundo. Site bem organizado.

Aliexpress - Aceita boleto bancário. Tem promoções diárias no "SUPERDEALS". Existe chat online que possibilita conversa dinâmica e imediata entre comprador e vendedor. Tem código de rastreamento em todas as compras. Tem sistema de proteção ao consumidor. As compras tem geralmente um prazo de 19 dias para pagamento. Há muitas promoções. Comentários de outros compradores daquele mesmo produto são disponibilizados na página do próprio produto. Há contagem regressiva do tempo estimado para entrega do produto. Na descrição da compra, há o rastreamento detalhado (o mesmo do site dos correios). Há histórico de conversa no resumo de compra.

Pontos negativos
Ebay - A proteção do consumidor é de apenas 60 dias (para gente isso é muito ruim, pois a entrega pelos corrios é muito lenta). Pagamento imediato ou possível negativação. Não aceita boleto bancário.

Aliexpress - Não aceita paypal. Muitos produtos falsificados. Alguns vendedores demoram a enviar os produtos. Algumas promoções fake (valor do produto baixo e frete abusivo). O site é um pouco desorganizado, é preciso ficar muito atento para não perder sua proteção na compra do produto (o vendedor estima esse prazo, se não chegar, você precisar pedir que ele estenda o prazo)


Gostaria de aproveitar o espaço para comentar o acordo assinado entre o governo brasileiro e norte americano. Muitas encomendas vindas dos Estados Unidos passavam pela RFB sem cobrança de imposto. Eu, que já comprei muita coisa por lá (óculos, relógios, perfumes, brinquedos e etc), nunca paguei o mesmo. Estou falando de encomenda do tipo USPS First Class (envio econômico), que não tinha rastreamento pelos correios, apenas era possível o rastreamento pelo sistema americano e atualizado pelos correios apenas com o status "Saiu para entrega". Eram encomendas iniciadas por LN, LK, LC e etc. O fato é que com o acordo firmado, em agosto, surgiu uma nova sigla LZ, que possibilita o rastreamento pelos correios da encomenda desde o dia da postagem. Essa encomenda entra pelo estado de São Paulo. Por um lado, esse acordo foi muito bom, pois podemos saber o andamento de nossos produtos, mas por outro quase todas as encomendas passaram a ser taxadas. As encomendas são diretamente encaminhadas para fiscalização e ficam com o status parado por mais de um mês, infelizmente. Espero que o sistema possa se tornar mais ágil.

Quanto as compras vindas da China, também (claro!) não são isentas de impostos. Não se enganem achando que comprar abaixo de US$50 dólares é mercadoria isenta. Essa isenção é apenas quando se trata de envio entre pessoas físicas sem fins lucrativos. Compras na Internet, mesmo que seja enviada por pessoas física, não se enquadra na isenção. Há muito relatos, atualmente, de pessoas comprando abaixo de US$10 e sendo taxadas. Outro dia, li na Internet de uma garota que tinha sido taxado em um produto de US$4.00 em valor abusivo. Ser taxado está dentro da lei, mas o abuso pode ser sanado com simples pedido de revisão feito na própria agência dos correios. Confesso que fico revoltada com esses impostos! Já tive valores pequenos taxados, mas recorri alegando valor irrisório e todos os pedidos foram acatados com liberação dos produtos sem pagamento de NTS.

Tenho muitas histórias para contar desse período de compras, mas tem uma em especial que gostaria de compartilhar com vocês.
Hoje, sou amiga de todos os funcionários das agências (duas agências cobrem o bairro onde moro) do meu bairro e do carteiro da central de Fortaleza. Sou a pessoa que mais recebe encomenda do meu bairro....no entanto já tive muitos problemas por falta de informação dos correios! Então, se tiverem alguma dúvida busquem sempre uma solução na Internet, não fique restrito a informações recebidas no balcão. Hoje, temos uma interatividade muito grande e precisamos usufruir dela.

Ano passado, eu comprei muito na loja www.dinodirect.com . A loja antes era mais séria e acessível. Quando você comprava produtos que não tinham no estoque, eles davam a vc a oportunidade de escolher um produto similar, independente de valor, e eles pagavam o frete, caso fosse cobrado no site. Alguns produtos tinham valor ínfimo e frete abusivo, claro que eu aproveitava a oportunidade para pedir justamente esses produtos (maletas de maquiagem, piscina, cama de ferro para pets, bebedouro e comedouro de ferro para pets, entre outros). Para cálculo de Imposto de Importação, é levado em consideração o valor do produto mais o valor do frete, se pago pelo comprador, nesse caso, como era pago pela loja, não contribuia para minha NTS. O envio da loja era feito por SEDEX internacional e todos os produtos foram taxados de forma abusiva. Fiz todos os recurso devidamente, que em menos de 15 dias retornaram para a agência. Quando o primeiro chegou, por contato telefônico, o chefe da agência me informou que o meu pedido não tinha sido acatado e eu deveria pagar mais de R$100 em um produto que eu havida pago não mais que US$5. Fiquei triste e disse que frente ao ocorrido não seria vantajoso e que ele podia deixar retornar a encomenda. Dois dias depois, chegaram mais dois pacotes e novamente recebi a mesma resposta do chefe dos correios. Não satisfeita fui a agência e pedi para verificar os papéis emitidos pela RFB. Ele me mostrou a NTS com um carimbo bem grande escrito "LIBERADO", para mim aquilo significava que eu podia receber minha mercadoria sem custos. O chefe, nesse dia discutiu comigo, mas, como eu tava com um scanner portátil, peguei cópias de todos os documentos. Fui, na sede da RFB da minha cidade, esperei muito tempo para ser atendida. Quando mostrei a atendente os documentos para que ele me informasse o procedimento mais a ser seguido, ela me perguntou se aquele documento tinha realmente sido emitido pela RFB (o papel estava timbrado e assinado pelo Auditor), ela chamou mais dois ou três funcionários, levou o papel para o interior do prédio, mas ninguém conhecia o documento. A única informação que eu tive foi para ir ao porto ou aeroporto obter informações. Liguei para o porto, mas ninguém atendeu. Depois de muita insistência, fui atendida, por telefone, no aeroporto, depois de falar com três funcionários, um conseguiu me dar uma informação concreta: esse tipo de documento não era mais emitido em Fortaleza, então ninguém ia conseguir me dar qualquer informação sobre ele. Pedi um telefone ou alguma informação que pudesse me ajudar sobre quem procurar. Ele me forneceu alguns telefones que nada me ajudaram, pois ninguém conhecia o documento (NTS). Então, comecei a pesquisar na Internet. Dois dias já havia passado, e os correios ameaçavam enviar minha encomendas de volta se eu não pagasse, pois a agência não tinha espaço para guardá-las (acredita???). Fui muito mal atendida nesse período. Finalmente, consegui telefones internos de zonas aduaneiras e consegui encontrar a Auditora responsável pela emissão da minha NTS (não foi trabalho fácil) e eu escutei da boca dela que bastava eu ir retirar a minha encomenda, tudo havia sido liberado pela RFB. Fui a agência, passei todas as informações para o chefe, mas o mesmo se negou a entregar minhas caixas (nesse época já eram 6), disse que eu precisava de um documento físico emitido pela RBF para entregar (detalhe: ele disse que não iria esperar o envio do documento e nem aceitava documento virtual). Novamente entreguei em contato com a  Auditora, que ficou bem irritada e pediu para que agência entrasse em contato com ela. Na agência, disseram que não iam ligar, pois o telefone estava com problema, se ela quisesse q ligasse para eles. A auditora, nesse momento, já estava muito brava com os correios, me pediu o telefone e disse que eu podia ir na agência que ela ia solucionar tudo. Resultado, cheguei na agência cinco minutos depois da ligação dela, recebi milhões de desculpas do chefe ( eu perdi encomendas que ele mandou voltar sem minha permissão) ,pois ele havia entrado em contato com a central de Fortaleza, mas ninguém conhecia tal procedimento (liberação de mercadoria sem pagamento). Hoje fico pensando que muitas pessoas entraram com pedido de revisão, que foi acatado, mas não receberam suas encomendas por falta de informação dos correios. Nesse dia, essa informação foi passada a todas as agências. Hj, sou muito bem tratada e respeitada pelos funcionários. Eles se tornaram meus amigos e nos cumprimentamos sempre que nos vemos, mesmo que não seja o local de trabalho deles.
A minha luta durou muitos dias (resumi bastante a história), mas creio que acrescentou bastante no atendimento do meu bairro. Por isso, repito busque sempre mais informação.


4 comentários:

  1. Olá, sou Diana de Fortaleza tbém. Li seu comentário e gostaria de te perguntar o seguinte. Sou "marinheira de 1ª viagem" em compras de sites internacionais, acabei de fazer umas compras no aliexpress(dois vestidos e dois brinquedos), vc acha que vou ser taxada???? e como funciona? os correios vão me ligar como se nem sabem meu telefone? e como saberei antes deles (correios) devolverem meus produtos de volta? obrigada e espero sua resposta

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    1. Olá! É muito difícil prever se um objeto do tipo econômico vai ser tributado. Seus pacotes foram enviados pelo China Air Post? Se sim, a tributação é bem rara, exceto se o pacote for muito grande ou se for eletrônico. Caso haja emissão de nts

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    2. Nesse caso, os correios irão encaminhar para a sua casa um aviso informando o valor do imposto e até quando você pode ir pegar. Segundo legislação pátria, vc deverá pagar 60% do valor do item mais frete de imposto( absurdo,ne?!). Vc pode acompanhar sua entrega pelo site dos correios. Quando se compra no Aliexpress , o vendedor informa o código na descrição da compra.

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    3. Cuidado para não perder os prazos de proteção da compra. Aconselho que leia os tutorias sobre o Aliexpress aqui no blog, parte 1 e parte 2. Basta colocar no buscador no topo do site. Precisando, estamos por aqui

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