Gostaria apenas de esclarecer alguns pontos. O código de rastreamento RA903797521BR é brasileiro sim. Os correios podem ter gerado essa numeração por falta de rastreamento internacional (encomenda sem tracking number) ou com código de rastreamento incompatível com o sistema deles. Já tive encomendas enviadas por USPS FIRST CLASS e encomendas sem rastreamento que receberam rastreamento terminando com "BR", após serem tributados pela RFB. Esse pode ter sido o caso dele.
Quanto a demora na entrega, acho que o atraso se deve, na realidade, ao desembaraço aduaneiro. Deduzo tal pelo fato da nota de tributação simplificada vencer só no mês de junho/2014. A NTS tem prazo de vencimento de 30 dias, ou seja, nesse caso, provavelmente, os Correios até mantiveram um trabalho ágil. Já tive encomendas demorarem para chegar a agência mais próxima, mesmo acompanhada de NTS (já chegou vencida). Não consigo ver de forma clara a foto (baixa resolução), mas parece que o documento foi emitido em vinte e pouco de maio e o produto entregue no dia 02/06/2014.
Eu aproveito esse caso para, novamente, clamar pela melhoria e agilidade dos trabalhos de RFB e dos Correios. Estamos tendo muitas notas a respeito de novos tributos, além do aumento da quantidade de itens que entram no país e tem emissão de NTS. Hoje, já conhecemos inúmeros relatos sobre pessoas que tiveram objetos com valor menor que US$10 tributado. Eu sei que a RFB precisa realizar o seu trabalho, que é o de arrecadar receitas de acordo com o que está disposto em lei. No entanto, apesar da alta carga tributaria que sofremos, já compramos com a consciência de que provavelmente pagaremos os devidos tributos (principio da legalidade e principio da anterioridade), o que precisamos é que, em respeito ao povo, nós, brasileiros, é de eficiência dos órgãos públicos. Temos o direito que receber nossa mercadoria em prazo razoável.
O que mais me irrita é ver pacote vindo da China demorar 5 dias no percurso China-Brasil, mas demorar 60/90 ou mais dias para o percurso Curitiba-Fortaleza/CE. A RFB e os Correios precisam começar a operar de forma ágil e cooperada. Espero que a taxa para despacho postal e a taxa de armazenagem (pagas as agências se o objeto ficar mais de 8 dias) venham não só para tirar dinheiro do nosso bolso, mas para melhorar de forma significativa esse serviço tão defasado serviço.
Relato de Elton Sena
"Mais um caso de como podemos acreditar na eficiência dos Correios. Recebi a notificação para buscar uma encomenda que foi taxada, mas eu não tinha nada para receber. Tentei lembrar o que poderia mas não lembrei de nada. Chegando lá pegaram um pacote pequeno, paguei a taxa e fui embora. Parecia que a encomenda era de cd, estranho pq não compro cds há muito tempo.
Quando cheguei e abri eram cds do Nightwish que comprei para meu irmão há muito tempo atrás! Nem lembro quando.
Ao reparar no pacote vejo que ele tem uma etiqueta com o ano de 2006!!!!
Demoraram só 8 anos para entregar! Excelente serviço. Obrigado."
Os Correios se posicionaram sobre o caso relatado, não só do Elton Sena, mas de muitos outros brasileiros, incluindo nosso estimado leitor Alexandre. Agradeço, desde já, ao Alexandre pela a contribuição e disponibilizo, nesse post, um link esclarecedor do BHAZ, indicado por nosso amigo. Segundo a matéria, o produto do Elton Sena faz parte de um lote que entrou no Brasil, em 2012, com documentação irregular, então a RFB precisou de mais de 2 anos para regularizar a entrada desse produto no país, para maiores detalhes acesse http://www.bhaz.com.br/assessoria-dos-correios-responde-sobre-atraso-de-mais-de-dois-anos-em-encomenda
Para informações sobre despacho aduaneiro, acesse http://georgiacarmo.blogspot.com.br/2013/11/despacho-aduaneiro.html
Para informações sobre revisão de NTS, acesse http://georgiacarmo.blogspot.com.br/2013/11/revisao-de-nts.html
Para informações sobre taxa para despacho postal, acesse http://georgiacarmo.blogspot.com.br/2014/06/taxa-para-despacho-aduaneiro.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário